Entrevista de Seleção-CSQ

Este vídeo apresenta detalhes sobre a entrevista de seleção para imigrar para o Québec.

O agente de imigração explica o objetivo da entrevista, como ela se processa e aconselha o estudo de assuntos específicos sobre mercado de trabalho, experiências profissionais e carreira.
Ouça com atenção e aproveite para testar seu "français"!

Planejar seu projeto de imigração, é uma necessidade. É o pensamento deste advogado, que trabalha na área de consultoria de imigrantes no Québec.

São muitas orientações importantes que ele passa nesta entrevista.
Em  "français, biensûr!"


Entrevista  consiste na apresentação de seu projeto de imigração como um todo: habitação, procura de emprego, estratégias de entrada no mercado... Mas o que será mais enfatizado e que você deve realmente se preparar é quanto às suas chances reais de conseguir emprego no Quebec, preferencialmente em sua área de formação e/ou experiência profissional. 
Você apresenta as ofertas de emprego que você pesquisou no site do emploi-quebec http://placement.emploiquebec.net/mbe/ut/rechroffr/erechroffr.asp (site oficial do governo) e também em outros sites de emprego (material neste blog), conforme a região que você vai residir. 

Por que você quer imigrar para Quebec?
Pourquoi vous voulez immigrer au Quebec?

Como funciona o mercado quebequense em sua área?

Comment fonctionne le marché québecois dans votre domaine?

Você tem uma ordem profissional e necessita de licença para trabalhar? Quais são os procedimentos?
Est-ce que vous avez un ordre professionnel et vous avez besoin d'un permis pour travailler? Quelles sont les procedures?

No Quebec, quais serão seus primeiros encaminhamentos?material neste blog

Au Québec, quelles seront vos premières démarches?

Em qual região do Quebec você vai morar?

Dans quelle région du Québec vous allez habiter?

Qual é seu principal desafio no processo de imigração do Quebec?
Quel est votre principal défi dans le processus d'immigration du Québec?

Você tem amigos no Quebec?
Est-ce que vous avez des amis au Québec?

Você conhece as regras de aluguel do Quebec? material neste blog
Vous connaissez les règles de logement au Québec?

O que você aprendeu na universidade?
Qu'est-ce que vous avez appris à l'université?

O que sua família pensa sobre a imigração?
Qu'est-ce que votre famille pense sur l'immigration?


    DOCUMENTOS  ORIGINAIS PARA  A  ENTREVISTA


Para a Entrevista, recomendo que vocês levem basicamente todos os documentos originais que já foram enviados na abertura do  processo. Além disto, levem tudo o que sofreu alguma alteração ou o que for relevante.

Organizem os documentos por assunto em pastas simples, do tipo “L” ou “sanfonada” e classifiquem conforme o assunto. Caso tenham documentos que não foram enviados junto com o formulário  DCS, anexem uma cópia para entregar  no momento da entrevista.

Sugestões de pastas. O mais importante é a praticidade para pegar o documento certo na hora certa, sem perder tempo na hora da entrevista. Isto já aconteceu e foi constrangedor!

Levar os originais:

         Requerente Principal
  • Documentos pessoais: passaporte, certidão de nascimento e casamento (requerente principal), carteira de identidade, CPF, carteira de reservista, etc;
  • Documentos profissionais: carteira de trabalho, contratos de emprego, registro em algum órgão profissional,recibos de clientes,contra-cheques, etc. Tudo em ordem cronológica, do mais recente para o mais antigo;
  • Documentos escolares: Diplomas de segundo grau, faculdade e pós graduação. Grade curricular de todos esses cursos-histórico escolar,estágios;
  • Ofertas de emprego: ofertas impressas mantendo a fonte de pesquisa, conforme a região que você escolheu,devem corresponder ao seu perfil profissional e às suas experiências de acordo com as exigências da vaga;

Cônjuge
  • Documentos pessoais: mesmo padrão;
  • Documentos profissionais: mesmo padrão;
  • Documentos escolares: mesmo padrão ;
  • Ofertas de emprego: mesmo padrão;
  • Extras: cursos, certificações, comprovantes de endereço, fotos comprobatórias, materiais extras sobre o Quebec, como pesquisas,brochuras, mapas, etc;

A Entrevista começa com a apresentação da documentação abaixo. Neste momento, já podem surgir algumas perguntas sobre os mesmos.


1. Les passeports valides du (de la) requérant(e) principal(e) ainsi que de celui des membres de la famille qui l'accompagneront au Québec;-Passaporte válido.


2. Certificats de naissance du (de la) requérant(e) principal(e) et des membres de la famille qui l'accompagneront au Québec;-Certidão de nascimento.

3. Preuves de statut familial : certificat de mariage, actes de décès du conjoint, de divorce, d'adoption, etc. Conjoints de fait : preuve de relation maritale et de cohabitation;-Comprovante de casamento, falecimento de um cônjuge, de divórcio, de adoção, relação marital e cohabitação no caso de companheiros.

4. Preuves de scolarité, diplômes et relevés de notes : requérant(e) principal(e), époux (se) ou conjoint(e) à jour;- Comprovantes de escolaridade, diplomas, histórico escolar.

5. Preuves de l'emploi actuel et des emplois occupés au cours des cinq dernières années – requérant(e) principal(e), époux(se) ou conjoint(e) de fait. Aussi que les preuves dans les cas suivants : si vous exercez ou avez exercé une activité à votre compte; si vous travaillez ou vous avez travaillé dans un territoire autre que celui de votre pays de citoyenneté; si vous résidez ou vous avez résidé temporairement au Canada.-Comprovantes de emprego do atual aos anteriores,no período dos cinco últimos anos;se autônomo, se trabalhou fora do Brasil, se residiu temporariamente no Canadá.

6. Preuves de connaissance linguistique : votre niveau de français et/ou anglais – requérant(e) principal(e), époux (se) ou conjoint(e) de fait.- Estudos de língua estrangeira: francês (prioridade) e/ou inglês.


7. Preuves de liens de parenté au Québec : si un membre de votre famille réside au Québec (époux, conjoint de fait, père, mère, fils, fille, frère, sœur, grand-père ou grand-mère).-Família residente no Quebec.