03/09/2011

Depoimentos de brasileiros no Quebec

                                                     
Agradeço imensamente, em nome dos candidatos à imigração, a espontânea colaboração dos brasileiros que publicam suas experiências no cotidiano do Quebec, é de grande importância o testemunho de vocês. Un gros merci!

Glória Terra

                                           mandyemais


    Canadá em português

http://www.youtube.com/user/FrancesQuebec

http://www.google.com.br/search?q=quebec+brasileiros&tbo=p&tbm=vid&source=vgc&hl=pt-BR&aq=2&oq=quebec

DEPRESSÃO DE INVERNO (solução para o problema!)

Pessoal, estou morando em Montreal eu por causa da diminuição da luz , eu comecei a ter depressão de inverno. (querer dormir muito, comer muita massa e açúcar, muito cansaço...) Esta eh chamada de SAD (Seasonal Affective Disorder).
Felizmente tive a sorte de me mandarem 1 semana pra Toronto pra fazer um trabalho no centro de pesquisa. Então eu tive muito mais que uma boa consulta com os pesquisadores do SAD.
Encaminho então o que eu aprendi:
- para casos graves, existe medicação especifica (mas ai precisa de consulta médica, eu não posso recomendar os remédios). Então procurar médico, pois há solução.
- Para todos os outros casos mais leves, eles me falaram da light therapy, para solucionar o caso.
Recomendaram 30 minutos pela manha durante 2 semanas exposto a este tipo de lampada : http://day-lights.com/ (esta era a lampada que eles tinham no hospital, eu nao estou fazendo propaganda, ha outras marcas de lampadas no mercado com mesmo efeito, segundo eles)
Estas lampadas são encontradas a venda nas farmácias.

Então, sem depressão pessoal!

Lisa Barbosa
Statistician / Statisticienne
Agradecimentos à Lisa Barbosa pela colaboração!

Amigos,
Sou Engenheiro Eletricista e imigrei para Montreal em Maio deste ano, por algumas circunstâncias profissionais fiquei fora do Canadá por 5 meses e retornei início de Dezembro.
Não tenho muito conhecimento de causa comparado aos vários Brasileiros que estão aqui com histórias de vida distintas e com caminhadas mais longas, mas algo posso afirmar: é uma mudança de vida que o sucesso está baseado em vários aspectos tangíveis (empregos, poder de compra, etc), intangíveis (segurança, desigualdade social reduzida, qualidade de vida, etc) e o grau de motivação que temos quando vemos um desafio em nossa frente.
É necessário ter claro que não é fácil o recomeço e quem vem tem que estar disposto a lutar e estar motivado com esse desafio. Se vc é assim, já atende ao primeiro requisito. Aqui você não é nada no começo: não tem número de identidade, não pode dirigir, não entende as piadas, não sabe se comportar com as pessoas da sociedade, não entende a televisão, as pessoas tentam tirar vantagem de vc, etc. Não estou falando isso apenas por mim, e sim por diversas experiências que tenho ouvido e visto aqui.

Quem acha que o maior desafio em vir para cá é o frio, digo que a neve é a parte mais divertida de todas! Estou aprendendo a andar de Snowboard, já tomei queda no gelo (e dei muita risada) e já fiz meu primeiro boneco de neve (segue a foto em anexo). O inverno tem sido uma agradável surpresa !!!!
Aqui no Canadá você será a base da Piramide no começo. Se vc se importa com isso, você não atende ao segundo pré-requisito para imigrar. Eu particularmente adoro o fato de: ter aprendido a cozinhar(pois no brasil não precisava), pegar onibus/metro para ir ao lugares (não preciso me preocupar em ter um carro), levar marmita para a faculdade (posso comer o que quero de forma mais saudável), fazer a minha mudança dirigindo um caminhão alugado (muito bom), etc. Para mim é indiferente: entrar em uma fila de uma ONG para fazer mercado (junto com algumas pessoas com outras pespectivas de vida), fazer a faxina de minha casa todos os sábados, morar em um apartamento que vc escuta todos os vizinhos (até os de baixo). Adorei o fato de montar praticamente a casa com as coisas que encontrei na rua, para mim cada peça encontrada foi uma vitória e uma grande história para contar para meus netos !!!!!!
Desculpa a longa mensagem, mas particularmente me sinto responsável, quando vejo as pessoas traçando os planos de vida baseado em informações talvêz incompletas, em dividir dados da realidade de ser um imigrante que não aprendemos nos cursos de formação e nas palestras do Quebec (mesmo o Clic que tem professores Canadenses, o que percebi é que eles não tem domínio do tema “O Que é ser um imigrante no Canadá”).

Sei que o momento da decisão é difícil mas posso garantir que se a decisão for por vir você não perderá nada! Será de qualquer forma uma grande experiência de vida e você nunca mais será a mesma pessoa, esteja onde estiver será mais forte e preparada para a vida de verdade. Apenas tenha seus planos de redução dos riscos, deixe as portas abertas e uma alternativa para que a decisão sempre esteja na sua mão. E quem chegar aqui encontrará a mim e a “máfia do dendê” preparados para recebê-los de coração aberto (quem chegar antes do São João já está convidado a participar do forró que estamos programando).

Um Ano Novo (2011) repleto de realizações e que Deus ajude a todos a tomarem as melhores decisões nesse ano !!!

Anderson Magalhães
Agradecimentos à colaboração de Anderson





















































Depoimentos de Alunos

“As aulas de Glória tem a medida exata entre gramática, leitura e prática oral. Tudo focado no processo de seleção do Québec. Sem falar no carinho e atenção individualizada a cada aluno. Excellent!”


André Bomfim,36 anos-Publicidade-Preparatório para Entrevista/2008
aprovado-recebeu o CSQ

" Há 04 meses iniciei meus estudos no idioma com objetivo de imigrar para o Canadá. No inicio achei que seria impossível conseguir, em tão pouco tempo, desenvolver o quanto eu precisava, mas hoje estou realmente muito feliz e satisfeita. Com certeza essa evolução não teria sido tão rápida, se eu tivesse optado por outra metodologia. Glória é uma excelente professora e todo o meu progresso é resultado do seu trabalho e dedicação."


Lia Brito, 27 anos- Administração de Empresas - Básicos 1 e 2/ 2008
Atualmente reside em Montréal e está gestante de dois "petits canadiens-brésiliens" 2011


“A orientação de Glória, com a exposição de aulas de francês, foi de extrema importância paraa o nosso êxito na entrevista de seleção de Québec. Ela possui um programa de ensino direcionado à aprendizagem do idioma de forma objetiva, dinâmica e fácil e, melhor ainda, focado na performance necessária para a conquista do CSQ.
É motivante e 100% válido ter aulas com ela”.

Polyanna Feitosa Amorim   Administração 25 anos
David Ricardo Rivelino Alves David   Contabilidade
Atualmente residem em Calgary-Canadá   2011


“Oi! Eu e meu irmão Eric estamos com Glória há 2 meses nos preparando para a entrevista que espero que seja breve. A Glória tem um ótimo método de não só te preparar para a entrevista, mas também melhorar sua fluência do idioma francês”.


Tatiana Magalhães   Fisioterapia
Eric Magalhães   Analista de Sistemas


Preparatório para a Entrevista 2008
Atualmente residem em Montréal-Canadá  2014