Entrevistas- Relatos de Candidatos preparados por Glória Terra

 
Segue o relato da entrevista. Espero ajudar:
Júlia Ribeiro (jornalista); Matheus Brasil(músico)  Salvador-Bahia
Fizemos a entrevista hoje (23/11/2011), em Salvador e o entrevistador foi M. Daniel Leblanc. Super tranquilo!
Quando entramos na sala ele me pediu pra sentar mais perto dele, pois sou a aplicante principal, e que Matheus sentasse do meu lado. Eu elogiei a vista da sala, que é linda, e ele adorou o comentário. Começou pedindo passaportes, certidões de nascimento e perguntando pra cada um nossas datas de nascimento. Nessa hora eu me atrapalhei com os números, Matheus me ajudou e todos demos risada. A partir daí meu nervosismo não voltou mais. rsrsrs. Ele perguntou para qual cidade iríamos e quando eu respondi Montréal ele perguntou por que. Eu disse os motivos, que era uma cidade grande e com uma vida artística muito rica e que isso era muito bom para Matheus, que é músico; disse também que temos o perfil de morar em cidades grandes. Ele gostou da resposta.
Depois ele pediu a comprovação de união estável e eu disse que tínhamos casado há duas semanas. Ele deu parabéns e pediu a certidão. Depois perguntou se eu tinha levado uma xerox dessa certidão nova e eu tive que dizer que não, pois não sabia que precisava. Aí ele disse que não tinha problema e que eu mandasse ela scaneada por e-mail para Aline, a mesma moça que nos convocou para entrevista por e-mail. Em seguida mostramos os diplomas, ele anotou tudo...aí Matheus explicou que no dossiê ele só tinha nível médio, mas que está se formando em Licenciatura em Música daqui há 3 semanas e ele adorou. Anotou tudo e pediu pra Matheus preencher o formulário impresso que tinha na mão dele (o mesmo que enviamos com o dossiê, onde ele ia vendo as informações, conferindo e anotando coisas).
Depois perguntou de nossos planos de trabalho. Eu mostrei as vagas que pesquisei para o plano A (relações públicas/jornalista) e para o plano B eu falei de trabalhar como estagiária e voluntária em empresas de comunicação, mostrei essas vagas também e ele gostou. Depois falei de uma vaga em especial que encontrei essa semana que é para trabalhar na área de comunicação de uma empresa britânica em Montréal e que EXIGE português fluente, além do inglês e francês. Ele ficou super entusiasmado. Disse que era pra eu me inscrever pra vaga assim que saísse de lá. Eu expliquei que já tinha feito isso e só acrescentaria a obtenção do CSQ mais tarde. Ele adorou!
Matheus falou da experiência como assistente de estúdio de gravação e como músico e depois falou que está estagiando há um ano numa escola pública, um estágio obrigatório para a formatura dele, e que ensina uma turma de adolescentes. Ele perguntou se ser professor era uma opção e Matheus disse que sim, e que sabia que precisava tirar a permissão para ensinar no Québec. Ele gostou muito e deu muitas dicas para essa carreira; disse que eles precisam muito de professores lá.
No final, enquanto ele digitava um monte de coisas, ele pediu pra Matheus falar dos motivos de irmos para o Québec. Depois falou alguma coisa sobre as comprovações de idiomas, sobre o IELTS para o inglês e os certificados da Aliança Francesa (TCF-Quebec) e da professora particular. Depois pediu que eu continuasse a resposta de Matheus sobre o Québec: falei sobre a sociedade, os valores e retorno que temos dos impostos, além da segurança e da qualidade de vida para ter e criar filhos. Ele sorriu :)
Nessa hora a impressora estava a todo vapor. Ele imprimiu algumas coisas para nos ajudar a procurar emprego, inclusive uns sites para Matheus pesquisar mais sobre a regulamentação da profissão de professor. Disse que tem duas irmãs e um cunhado professores e repetiu que eles precisam muito. Eu reparei que ele imprimiu nossa pontuação final, para controle deles, e foi de 64 pontos (tínhamos 57 antes, pelas contas deles). E aí o CSQ saiu! Ele pediu pra conferirmos os dados e assinou cada cópia; explicou qual delas vamos levar com a gente para o Quebec e qual devemos mandar para SP.
No final ele elogiou nossos planos de novo e nos despedimos.
Um alívio enorme, viu? E ele não perguntou nada em inglês...provavelmente porque levamos IELTS (exame de inglês) dos dois com nota acima de 7.
.............................................................................
Giselle Fernandes   engenharia de produção
Minha entrevista foi realizada pelo Leblanc. Ele perguntou qual era o código da minha profissão de engenharia de produção segundo imt emploi Quebec. Depois ele me perguntou qual era meu perfil profissional: qual o ramo que ja tenho experiencia.disse que ja trabalheiro 6 anos na area de logistica e planejamento da producao. Elogio as fotos que revelei em formato a4 da visita a ville du Quebec. Me parabenizou por ter feito a minha evolucao comparative antes de partir para o Quebec. Quando mostrei a prova de tcf que fiz no Quebec ele sorriu. Quanto a order dos ingenheiros,me disse para nao preocupar,nao e obrigatorio...disse que depende do empregador exigir ou nao. Para minha surpresa,nao me deixou mostra as ofertas de emprego secundarias na area de informatics.Tenho curso tecnico em informatica. Disse que a minha profissao esta em Alta demanda e devo focar so nela. Quando falei por habite monteregi ele disse para nao me lumitar.procurar em todo o quebec trabalho. Fez a famosa pergunta em ingles porque imigrar...
Disse para nao esperar o federal que esta demorando um ano, disse para ja procurer trabalho e vir para o Quebec com visto de trabalho enquanto espero o de imigrante sair.

Obrigada Glória por direcionar adequadamente meu projeto de imigração. Por fazer com que focasse na minha profissão, e estudar exatamente o que seria exigido de mim de acordo com o meu perfil.
Minha dica para passar na entrevista e utizar como fonte de pesquisa o site do emploi Quebec.
Para viver a amar a lingua francesa.
Giselle csq dezembro 2011.
Mineira,solteira,sem filhos,engenheira de produção,5anos de experiencia,nivel de frances e ingles b1, sejour de 1ano em montreal.
..................................................................................................
Preparei Ana p/ a entrevista neste ano de 2011, durante alguns meses. Tinha algumas dificuldades de pronúncia e vocabulário que foram sanadas em razão de sua dedicação e grande esforço pessoal, Foi para a entrevista muito bem informada sobre TUDO referente ao dossiê, mercado de enfermagem e cultura do Quebec. Até o último instante, estava assistindo à filmes, ouvindo músicas e estudando o idioma. Investiu na compra de um programa que lê “oralmente em francês” para melhorar sua pronúncia. Conhecia o projeto do início ao fim, na ponta da língua, en français biensûr!
Glória Terra - Prof. de Francês     "experiência em imigração para Quebec desde 2006"
ENTREVISTA REALIZADA EM SÃO PAULO  em 13/ Out./2011 - 15h

 Entrevistadora (Conselheira): Mme. Malika Dehaoui. Atual diretora do Escritório de Imigração de São Paulo,está no lugar da antiga diretora Mme. Soraia Tandel.

Candidata: Ana Oliveira- enfermeira
Segundo Ana, " Mme. Dehaoui foi extremamente detalhista e perfeccionista, leva seu
trabalho a sério, foi muito educada e atenciosa".

RELATO
-O que eu aprendi na faculdade? -Experiência profissional -descrever as atividades de cada emprego.
-Quanto tempo durou meu curso de enfermeira, ano do curso?
-Onde fez e o que aprendeu no curso de francês?
Gostou da resposta, pois disse que era focado no Quebec, então aprendi cultura, hábitos, mercado de trabalho e também, como montar dossiê.
-Descrever os hábitos e costumes do Quebec.
-Qual a opinião de minha família quanto à imigração?
- Descrever um filme “quebecois”.
- Quando olhou o passaporte,perguntou se eu gostava de viajar, o que eu gostava de fazer em   viagens e  lugares que já visitei?
- Informações sobre a ordem?
- Como funciona o mercado de trabalho para enfermeira?

A entrevista durou entre 35/40 minutos.
Ela olha e anota todas as fontes originais do documento impresso; como eu tinha recortado as páginas e colado no Word eu não tinha todas as fontes.
Então tive que explicar como achei aquelas informações, disse que tinha participado de um encontro com os representantes do Quebec em uma palesta e que eles tinham um escritório no ministério da saúde de Quebec para dar orientações e apoio, que eu tinha escrito para eles. Ela elogiu, disse que é importante ter conhecimento desses órgãos.
Além do CSQ, recebi F para conhecimento linguístico e código 130 para a profissão que posso exercer no Quebec.
IMPORTANTE- só um detalhe, eu não levei comprovante de pagamento dos empregos, ela pediu de todos, uma dica para quem vai fazer é levar comprovantes, pede copia dos contra-cheques p/ quem como eu, não é registrado, ou extratos comprovando os valores mensais.

Ana Oliveira- enfermeira   São Paulo
............................................................................
Glória, Segue relatório da entrevista:
Preenchimento de ficha em português - quando participou da palestra de imigração (mes/ano)? Quem foi a palestrante (vários nomes)? Quantas vezes foi a palestra? Quando foi a palestra qual o seu nível de frances? Mês e ano em que deu entrada no processo? Mês e ano em que foi convocado para a entrevista? e data da entrevista?

Obs: Eu falei q não lembrava de algumas datas ele disse q não tinha problema que eu colocasse uma estimativa.

1. Apresentação dos documentos (requerente principal/cônjuge):
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento;
- Passaportes;
- Comprovante de estudos (diploma, histórico, cursos)
- Comprovantes experiência profissional (contra-cheque, carteira de trabalho, tec)
- Comprovante de idiomas (francês/inglês)
2. Qual a sua motivação para imigrar? (requerente principal e cônjuge)
3. Qual o nosso projeto de vida? (requerente principal e cônjuge)
4. Conhecimento do mercado de trabalho na área específica - apresentação de vagas de emprego (requerente principal e cônjuge), ordem profissional, provas, etc....
5. Perguntou: que horas são?
6. Por qual motivo Eliomar saiu do último emprego (academia)?
7. Porque é interessante ir para Quebec? (requerente principal e cônjuge)
8. Perguntou com o que eu mais gostava de trabalhar "Laboratório" ou "Relações Públicas"? (Jose)

Obs1: Ele fazia a mesma pergunta para os dois, apresentação dos documentos ele se dirigia a mim e depois  `para Eliomar e fazia perguntas sobre o que estava sendo apresentado ( se ainda estavamos no trabalho, quando saimos....), na verdade não houve uma divisão entre requerente principal e cônjuge, a entrevista foi dirigida aos dois sempre.

Obs2: Depois enfatizou todo o tempo a área de Eliomar dando dicas, endereços, falou sobre as possibilidades de trabalho lá, criou um CV ressaltando os ponto fortes e francos (duração + ou - 30 min).Finalizou parabenizando por termos sido aceitos, nos deu documentos para a etapa federal (explicou um pouco sobre essa etapa, q n endenti muito, rsrsrs) nos deu tb o guia do immigrante (q já temos), alguns folders referente a curso de francês e só. Toda a entrevista durou 1h:30 min.

Espero que ajude!
Josete e Eliomar- Atualmente o casal reside em Ville de Québec-2010


ANALISTA DE SISTEMAS      Naiara Fraga

Pessoal, tb passei na entrevista...Foi super tranquila, Daniel C. Leblanc é gente boa.
Primeiro eu mostrei o meu passaporte e a certidão de nascimento conforme solicitado.

A pergunta de cara foi o que eu sabia sobre o Québec. Eu comecei falando que era uma província francófona do Canadá e depois fui falando da qualidade de vida que tem lá, oportunidade de emprego, saúde, educação, transporte etc...

Ele me perguntou sobre a minha profissão e eu expliquei a ele que era bac+ 4 em Sistemas de Informação.Mostrei o diploma e alguns certificados de cursos adicionais que eu fiz na minha área e o interessante é que ele conhecia da área. Quando eu mostrei um certificado de curso de Oracle (banco de dados) ele disse que era muito procurado lá e que eu deveria continuar a fazer esse curso.. Fiquei bem surpresa.Depois ele foi checando os documentos de experiência profissional conforme estava descrito no formulário.Mostrei pra ele que já trabalhei em diversas áreas de informática e após mostrar todos os documentos das empresas por onde passei ele me disse que eu era jovem e já tinha um monte de experiência. Que era muito bom!!!

Logo após mostrar minhas experiências eu mostrei o meu CV em francês no modelo canadense, conforme um amigo que está morando lá havia me enviado. Ele disse que o CV estava muito bem feito, muito mesmo... e falava tb Parfait!!!! Eu me achando, né? Enquanto isso ia anotando tudo no notebook.

Então ele me perguntou qual era a minha motivação para ir para o Quebéc. Eu disse que em primeiro lugar era a oportunidade de poder trabalhar sem nenhum problema na minha área de formação, coisa que em outro país seria diferente, mais difícil. Depois falei da qualidade de vida, dos serviços essenciais que eram muito bons, como saúde, educação, transporte, etc... A mesma coisa que eu já tinha falado lá no início. rsss

Foi então a vez de mostrar os certificados de curso de línguas. Mostrei todos os de francês, pois já estudei em 4 escolas e tenho um pouquinho mais de 300 horas. Na hora do inglês mostrei o de um curso que fiz há bastante tempo (nível básico) e um teste de nivelamento recente que fiz em um site de uma escola de inglês. Já fui dizendo tb que dei ênfase no francês por causa da entrevista, mas que hoje estudo inglês em casa e que no semestre que vem volto a fazer o inglês, pois na minha área eu precisava de bom conhecimento nas duas línguas... Ele lá no notebook...Me perguntou se eu tinha recebido alguma proposta de emprego e eu disse que havia ma cadastrado no site do Emploi Quebec para ver o andamento do mercado e que tinha recebido um e-mail para participar de uma seleção, mas que não pude continuar pois estava no Brasil. Ele adorou!!! Depois disso eu mostrei a minha pesquisa de empregos, dos que eu havia achado mais interessantes e em todas as áreas. Mostrei tb que as perspectivas no mercado de trabalho eram favoráveis nessa área.Daí ele levantou e disse: Félicitations! Vous êtes acceptée! E começou a imprimir... Eu meio atordoada sorri, apertei a mão dele e continuamos a conversar.Disse a ele que tinha feito pesquisa de apartamento e mostrei a ele... Disse que eu tinha escolhido o bairro pra morar, que era Villeray ou Rosemont por serem mais baratos, serem no centro e lá ter uma vida tranquila...

Eu tinha coisas sobre o Canadá, Quebec e Montreal. Eu queria mostrar tudo!!!!
Ele olhou, gostou das minhas pesquisas e me deu o CSQ.Saí de lá felizoooooona!
É só pesquisar, conhecer um pouco a mais e mostrar capacidade de encontrar um emprego na sua área. Tudo relacionado ao trabalho é fundamental, afinal estaremos indo como trabalhadores qualificados.É isso!
Beijos e boa sorte a todos que irão fazer... Naiara
Atualmente reside em Montréal-2014